| Cidade em Marte, segundo Musk. Foto: SpaceX. | 
Elon Musk nos atualizou sobre seu planos de colonizar Marte na moda típica de Elon Musk, destacando alguns grandes objetivos e um roteiro ambicioso para chegar lá.
O CEO da SpaceX revelou novos detalhes na conversa de hoje no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC) em Adelaide, Austrália. Essa foi, basicamente, uma atualização da mesma conversa do último ano, em que Musk revelou o gigantesco foguete que ele queria usar para colonizar Marte, o Sistema de Transporte Interplanetário (ITS).
Até então, era notável a ausência do nome do ITS, mas os sonhos ainda estavam aqui. Agora, Musk se refere ao foguete como BFR (Big F*cking Rocket), o apelido original do novo grande lançador para ir a Marte.
"Queremos fazer nossos veículos redundantes," disse Musk. A ideia é que o BFR substitua os foguetes Falcon 9 e Dragon, além do Falcon Heavy, que ainda está para ser apresentado.
BFR is capable of transporting satellites to orbit, crew and cargo to the @Space_Station and completing missions to the Moon and Mars. pic.twitter.com/p9staho4VZ— SpaceX (@SpaceX) 29 de setembro de 2017
Como no ano passado, o plano ultimato é usar o BFR para transportar 100 pessoas para a superfície de Marte de cada vez. O grande veículo é lançado de um foguete de reforço na Terra e é capaz de fazer aterrissagens em Marte. Com vários lançamentos, Musk prevê a criação de uma cidade no planeta.
Ele também mostrou uma filmagem do motor Raptor em ação, que é um novo motor de foguete que a Space X está desenvolvendo para o BFR. Eles mostraram uma combustão por 40 segundos, o que é a quantidade de tempo necessária para pousar em Marte. O BRF deve usar 31 motores Raptor, o que realmente é muito.
A grande crítica do último ano foi o financiamento. Como a SpaceX conseguiria bancar esse esforço pródigo, criando o maior foguete da história? Musk tentou , dizendo que uma versão menor do BFR poderia ter uma grande gama de usos.
Ele prevê o uso do BFR para transportar pessoas pelo planeta. Segundo ele, o sistema poderia transportar pessoal entre duas cidades em menos de uma hora, com, no máximo, algo em torno de 30 minutos.
| Um dos planos de Musk é ganhar dinheiro transportando pessoas pelo mundo com uma versão menor do BFR. Foto: SpaceX | . | 
Então, o BFR seria usado para levar pessoas à Lua, criando o que Musk chama de "Base Alfa na Lua". Ele não elaborou muito sobre esses planos, embora tenha dito que o veículo será capaz de decolar e retornar da Lua sem ter que usar uma nova propulsão.
"Estamos em 2017, já deveríamos ter uma base lunar," disse Musk. "O que está acontecendo?"
| Base lunar segundo a visão de Musk. Foto: SpaceX. | 
Finalmente, claro, o objetivo é levar pessoas para Marte. Segundo Musk, o BFR deve ter 40 cabines em sua área de carga útil, o suficiente para carregar 100 pessoas por voo a Marte. Deve ter, também, uma cobertura de proteção contra tempestades solares para se proteger da radiação e uma área de entertenimento.
Musk quer ter dois BFRs pronto para lançamento em 2022. Esses veículos seriam usados em missões de carga, levando equipamentos capazes de encontrar água para futuras missões. Então, em 2024, ele planeja lançar para Marte quatro BFRs, dois cargas e dois suas respectivas tripulações.
"Isso não é um erro de digitação," Musk disse enquanto tirava suspiros da audiência. "Sinto-me bastante confiante que podemos completar a nave e estar prontos para o lançamento em cinco anos. Cinco anos não parecem muito tempo para mim."
| Com um comprimento de 48 metros e uma largura de 9 metros, o BFR deve ter 40 cabines e espaço para 100 pesoas. Foto: SpaceX. | 
Musk finalizou seu discurso com um vídeo de computação gráfica mostrando como o BFR pode levar as pessoas de um ponto a outro do mundo, essencialmente substituindo aviões. Pessoas viajam em um barco para a plataforma de lançamento e são lançadas para seu destino. Seguro? Humm. Mais barato que voar em aviões? Quem sabe?
É difícil não ser preenchido pela excitação. Um grito de "Você pode fazer isso, Elon!" da plateia exemplificou o fascínio de Musk. Mas, como sempre, não haverá poucos depreciadores e críticos. Os custos ainda não parecem claros e Musk é conhecido por seus cronogramas ambiciosos. Será que o sonho será suficiente?
"Eu acho fundamental que o futuro seja vastamente mais excitante e interessante se nós formos uma civilização exploradora do espaço e uma espécie multiplanetária do que não ser," disse ele. "Você quer ser inspirado por coisas, você quer acordar e pensar que o futuro será muito bom. Eu não posso pensar em nada mais excitante do que ir e estar em meio às estrelas."
Se ele cumprir seu cronograma e conseguir lançar sua missão de carga para Marte em 2022, bem, então teremos espaço para uma pausa para pensar.
Traduzido e adaptado de Elon Musk Just Revealed Exciting New Details About His Plans To Colonize Mars, escrito por Jonathan O'Callaghan.
Comentários
Postar um comentário